Páginas

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O Brasil a sexta economia do mundo

O Dinheiro Como Dívida










Também em economia, o brasileiro tende a se considerar maioral. E, como no futebol, continua nutrindo a sensação de campeão do mundo. Lá pelas tantas, sobrevém a lavada de 4 a 0 do Barcelona em cima do Santos para devolvê-lo ao rés do chão. Assim, é preciso ver com objetividade notícias assim e a confirmação que virá mais cedo ou mais tarde.
Tamanho do PIB é como tamanho de caneca. E o Brasil é um canecão. Tem quatro vezes a população do Reino Unido e 35 vezes a sua área territorial. Natural que, mais dia menos dia, ultrapasse o tamanho da economia de países bem mais acanhados em massa consumidora e extensão.
Enfim, é necessário examinar esses conceitos não só pela dimensão da caneca, mas também pela qualidade de seu conteúdo. A renda per capita britânica, por exemplo, é mais de três vezes maior do que a do Brasil e a partir daí se começa a ver as coisas como realmente são.
A economia brasileira ainda é um garrafão de mazelas: baixo nível de escolaridade, concentração de renda, bolsões de miséria, déficit habitacional, grande incidência de criminalidade, infraestrutura precária, enorme carga tributária, burocracia exasperante, Justiça lenta e pouco eficiente, corrupção endêmica… e por aí vai.
É claro que isso não é tudo. O potencial é extraordinário não só em recursos naturais, como também em capacidade de inovação e de flexibilidade da brava gente.
Mas há a energia que domina um punhado de emergentes – e não só o Brasil. Enquanto o momento é de relativa estagnação dos países de economia avançada, é ao mesmo tempo de crescimento bem mais rápido das economias em ascensão.
Esse grupo, liderado pela China (que ultrapassou neste ano o Japão como 2.ª economia do mundo), responde hoje por cerca de 40% do PIB mundial, ou seja, por 40% de tudo quanto é produzido no planeta. É também o destino de nada menos que 37% do investimento global – registra levantamento do grupo inglês HSBC.
Tal qual em outros temas, estimativas variam de analista para analista. Mas é praticamente inexorável que, até 2050, pelo menos 19 emergentes estarão entre as 30 maiores economias do mundo.
Mais impressionante é a velocidade do consumo. Só a China incorpora ao mercado perto de 30 milhões de pessoas por ano. Na Ásia, a classe média – diz o mesmo relatório do HSBC – corresponde a 60% da população (1,9 bilhão de pessoas).
Boa pergunta consiste em saber se o mundo aguenta esse novo ritmo de produção e consumo.

9 comentários:

  1. Apesar de ser a 6ª economia do mundo, isso ainda não reflete na vida de todos os brasileiros.

    ResponderExcluir
  2. O máximo do Brasil estar entre entre nações como o Estados Unidos (Participante de 2 grandes guerras mundial e despojos,arrebatador principalmente das "maiores inteligências" do mundo na época" > (Bomba atômica); como China e Japão > paises milenares; a França que se destacou em recursos "sociais" (Direitos Humano) ... poxa vida ... O Brasil, além de não desfrutar de uma "pré-história" ...deu um pulo e os indios que existam na época, defrontaram-se com um "arcabus" e teve suas histórias, deuses e até a própria lingua, destruídas por portugueses e jesuitas. Leve-se em conta, que nosso país, teve um "descobrimento Questionável" e até 1800 mais ou menos ainda tinhamos resquíciosde "capitanias hereditárias" e nem história tinhamos.
    Gente, de 1800 até o hoje, temos 211 anos de início e o amadurecimento de "cultura própria e História". Assim, devemos fazer uma análise sobre o "esforço" feito por nosso povo, que além de financiar nosso parque industrial e pagar contas da época da "Familia Real Portuguesa" ... somos uma "Economia Mundial" ... Vamos dar-mos o justo valor, vai !

    ResponderExcluir
  3. Boa resposta se o mundo aquenta esse rítmo de produção e consumo ... direi aos incautos:- .. Somos o segundo pais do mundo em terras contínuas e, com certeza o 1o. pais de mundo em terras cultivaveis e pouco exploradas nesse sentido, climas vários, e agora com o "canal de sangria do S.Franscisco" ..beneficiando Ceará, Pernambuco e outros Estados afins.. norte", terras ainda terciário na região paulista ...estou rezando para que nosso governo enxergue a necessidade de contruir junto a malha "ferroviária" ... não só teremos condições de atender o consumo interno, como "atender focos mundiais da fome" !
    Este é o Brasil generoso e Pero Vaz de Caminha, pareceu ter visão de "raio X" ...pois além da nossa terra ser rica e generosa ...atravès da miselânia de raças e o mosaico cultural existente ... não solucionaremos a "fome mundial" ... mas com certeza daremos "um belo impurão na solução desse problema" ....
    Gente, vamos estudar com afinco, para termos além de competência de proceder um julgamento "honesto, claro e Histórico do Brasil" ... Termos com certeza,
    muito orgulho do Pavilhão de côr "verde amarelo" ...e entregarmos de corpo de alma ...
    Quem "dorme em berço explendido", ao som do mar e Céu profundo ... é o TERRITÓRIO BRASILEIRO ... NOSSO "POVO" ...EM 211 ANOS DE CULTURA E HISTÓRIA PRÓPRIA" ... ESTÁ "BEM ACORDADO" ! e TENHO DITO !

    ResponderExcluir
  4. Você estar certo em tudo que falou, o Brasil sempre foi explorado, sempre olhado como país de terceiro mundo, país do futuro, e tantas demagogia, mostramos para eles que o Brasil tem capacidade para ser grande, o que mata o nosso país é a corrupção, tráfico de influência e o jeitinho brasileiro de fazer as coisas. Falta o brasileiro acreditar em si mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Fonseca para a Rogirs ...
    Rogirs .. o que "matava ... matava" > o Brasil é sua própria realidade histórica !!!!!!!!
    Se vc pensar que 211 anos de cultura, filosofia e moedas instavel e mutantes, filosofia própria e rastejando e termos o "peito" de disputar palmo a palmo, contra tudo e contra todos, e enfrentar os 9 Paises, cujas moedas são as de maior "valor" no mundo; vc daria ao Brasil ... o título de "Campeão por esses 10 anos passados ", mesmo com a demagogias, roubos .. mais capacidade não faltam para certos brasileiros. Vede vcce, que os Paise que mais se desenvolveram no mundo, além do Lider dlês não pertenderem ao torrão natal ... tipo Napolião ... os Estado Unidos foram os "Quakers" vieram num navio .. o Meyflauer , assim foi na Alemanha, Inglaterra e mais, todos esses paises se enrriqueeram ou como exceção tem a Alemanha ... vias guerras e seus despojos !
    Nos agimos como o "negro" nos Estado Unbidos ... quetinho, sem guerras, sem despojos, sem ajuda de quem quer que seja ... e estamos como estamos .
    Gente, nossa formação foram os "degradados portugueses", ladrões, assassinos, safados e jogadores .
    As inteligencias existe porque são oriundos da terra, no máximo são mestiços !!!!!
    Rogirs ..a primeira vez que o Lula chegou a Presidência, não só todos ... todos os Partdos existentes até então, tudo fizeram para que o Lula ganhasse, te juro que até chorei ..afora a "REUNIÃO DE TODOS OS PARTIDOS" APOIAREM ..POIS QUERIAM UM "CACARECO" OU UM "ANALFABETO DE PRESIDENTE", O POVO CANSADO DE FALCATRUA ... TB VOTARAM NO LULA ! engenheiros, médicos, professores Doutores ... ti juro meu .. mais fui observando e estudando ... e concluí ... a Democracia, estava abrindo, sem uma revolução interna,UM TIRO DISPARADO ... .. A NOSSA "CLASSE MÉDIA E A POBRE" ..ATÉ MESMO SEM QUERER ... "ESTAVAMOS DERRUBANDO A "ARISTOCRACIA" COMO MANDANTES NO PAÍS " - NINGUEM PERCEBEU O QUE "CONTECIA" .... E ADVEM .. A OCLEOCRACIA BRASILEIRA ....
    POR ISSO ROGIS ... SÃO 10 ANOS DE ACOMODAÇÃO DA NOVA VISÃO E FILOSOFIA !!!!!
    oS RICOS, PASSADOS UNS 2 ANOS, PERCEBERAM A BURRADA QUE FIZERAM ...... RSRSRSSRSRSRS MAIS A "INES EST MORTIS " ...
    MUDAMOS MAIS ... ESTAVAMOS AINDA NOS ACOMODANDO E VEM UMA "MULHER" SER PRESIDENTA DE REPUBLICA DO BRASIL ...
    COMO VC VÊ ... NEM O QUE FEZ O "FERNANDO HENRIQUE CARDOSO" QUE A 1A, COISA QU FEZ FOI LEVAR O "LULA" NOS ESTADOS UNIDOS ... DEU CERTO " RSRSRSRSRS ,,
    eXTRA-OFICIO ... E NUM CONTA NADA PRA MINGUEM ... MAS, EU TRABALHAVA NA COSIPA ... E O LULA REPRESENTANDO A CLASSE DOS TRABALHADORES
    IA SEMPRE PARA O EXTERIOR ...EM REUNIÕES .. ONDE TINHA TB .. CABEÇAS IGUAL AO "VALESCA" ...
    O MUNDO ... O MUNDO ESTAVA SE PREPARANDO PARA ALEM DE UMA REVOLUÇÃO (MUDANÇAS) ... NAS ARTES, CULTURA, FILOSOFIA ... E TUDO NA SURDINA !
    vC PODE CONFIRMAR ESTUDANDO OS NONVOS PRESIDENTE ELEITOS ... NO PRÓPRIO ESTADO UNIDOS, , NA MAIORIA DOS PAISES DA AMERICA LATINA, , ESPANHA,pAISES BAIXOS ... ... aSSIM ROGIRS ... A "ESQUERDA-CENTRO" ....CRESCE VERTIGINOSAMENTE ....
    TENHAMOS UM POUCO MAIS DE PACIENCIA .... É QUESTÃO DE 2 ANOS DE ACOMODAÇÃO !
    VAMOS TER FÉ, ESPERANÇA E MUITO TRABALHO ... NÃO PENSE MUITO NO GOVERNO ............!
    CHEGOU A HORA DE VERMOS NA VERDADE O QUE VAMOS "DAR" PARA PÁTRIA !
    CONFIE NO QUE DIGO ...
    E INTERESSANTE TB ... É QUE A MAIORIA DOS PRESIDENTES EEITO, PRINCIPALMENTE APÓS LULA, TODOS IAM NESSA REUNIÃO NO PASSADO.
    É HORA DE OBSERVAÇÕES, ESTUDOS E MUITA CALMA !
    ABRAÇOS ...

    ResponderExcluir
  6. economia?...om a consolidação do capitalismo neoliberal e o anunciado “Fim da História” no final do século passado, pensar em outras maneiras de se organizar a sociedade tornou-se obsoleto. O comunismo - o ideal de contrapartida até então - virou peça de museu. Mas a recente crise financeira mundial começou a derrubar os alicerces de um castelo de cartas, colocando em pauta, pela primeira vez em décadas, a fragilidade e insustentabilidade de um modelo auto-destrutivo a longo prazo...Há quem comemore o fim da distinção entre esquerda e direita como um avanço da democracia. O que existe de positivo em esconder a realidade das forças que estão em jogo? O fato de que uma boa parte do pessoal dito direitista esteja servindo à esquerda não significa que direita e esquerda tenham desaparecido. A população brasileira é conservadora. E as pesquisa têm comprovado isso. Ela apenas não está informada sobre quem é quem no cenário eleitoral. Então, se vota nos candidatos que existem. É uma situação onde o engano, a mentira e a farsa foram oficializados. A farsa ganhou o jogo.

    ResponderExcluir
  7. Eu começaria dizendo que:- Lavoasier > Nada se cria, nada se perde "tudo se transforma" ! Descartes :- "Se penso existo" ... ! Fonseca:- Se existo por pensar, no refletir torna-me-ei eterno ! rsrss
    Amigo, hoje a sociedade brasileira, ela mesma traça os "caminhos para se organizar !
    A pirâmede social, virou de "cabeça pra baixo".
    Portanto, ninguem pode definir com certesa o caminho político do Brasil.
    Sabe-se que vivemos um momento de "ocleocracia" mais defiir ... hummm...
    A crise mundial que o mundo viveu, foi motivada pela ganância num primeiro momento ... acontece que o tiro virou pela culatra ... assim, os 9 paises ricos e que se dizem de 1o mundo, sofreu na base de suas economia, que nada mais era .. "estruturada em importanção e exportação .. importação, oriundas "dos paises pobres (por propósito) e exportação entre eles.
    Com moedas fortes (psicológicamente), pois vede o que produzem está muito aquem do que "exportam". Assim, existiam no mundo 9 Celeiros, preenchidos por todos os Paises pobres. Senhores do mercado , não bastante, os normava > quanto a importação particulares !!!!
    Nós, os brasileiros e avisei que não acreditassem na crise, pois a priori, começou por um "teatro" , igual a crise com a "gado brasileiro, e os galináceos "gripados ou constipados ! rsrsrsrsrsrs
    Não tivemos "crise", o povo trabalhava e normalmente produzia, fazendo se sua "poupança" (poupança em economi, viu .. é a diferença entre o produzido e o estoque), era perfeitamente viável .
    Falar em sociedade brasileira "conservadora" é não ter assistido a Eleição da Senhora Dilma !!!!
    Com essas e outras, esta sociedade que chamas de conservadora ... acuou as "Industrias" e fizeram delas ... "um fim social" .
    Assim, por pressões e contrapressões .. da sociedade .. fazendo acontecer ... eu prefiro esperar para opinar na certeza ... o passar do anos 2012 e 2013 !
    Digo sempre para que num acredita no Brasil ...> " Como tive e montei o 1o. restaurante a kilo no Brasil, pois nos Estados Unidos tinha o esquema "mas era por "porção" ... nesse interrégno de tempo a Filizzola lançou a tão festeja "balança eletrônica" , tarando pratos em Louveira .. cheguei a conclusão de "comida feita, a kilo" .. e estudeamos o homem, concluindo que este comeria no máximo ...550 gramas, evacuando portanto .. cerca de no mínimo 530 gramas de massa fecal ... e aí, eu pergunto ... quantas toneladas de "feses" a Baixada produz ?
    E é muito salutar, dizer ao mundo que nós aqui, não estamos "andando nas feses" ... estão na sua maioria tratada e encanada ! Poxa .. com governo ou sem governo "funcionou " ...
    Portanto, vamos olhar com bons olhos meu Brasil ... pois o nosso sapato, só anda bonitinho e cheiroso ... já na maior parte do território brasileiro !!!
    Tenho dito.

    ResponderExcluir
  8. O ministro da fazendo, discursou falando que o Brasil só chegará ao nível europeu em 2020, mesmo passando o reino unido, temos várias buracos internos, mesmo andando limpinhos na rua. O brasileiro é acomodado em relação a corrupção, só no ano de 2011 foram mais de 1 bilhão só de corrupção, o que acha disso?

    Claro que é um sinal de orgulho para o povo brasileiro, inclusive empresários, políticos e outras pessoas da elite, mas e o povo que vive passando fome, sendo a sexta economia? acha que eles liga para isso, há não ser o pão de amanha, temos várias vielas em nosso país, devemos analisar com uma visão realista o que tem por trás disso tudo.

    Acho que o caminho no poder, não inverteu. apesar de um operário, trabalhador chegar a presidência, a elite continua governando o país, serve de exemplo o clã Sarney e o maralhão.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Rogirs, desculpe ... Jonathas, perdão ...Rodrigo.

    Eu diria que o País peca por maior falta de fiscalização se é ,se refere a "apropriação do numerário público" ! A confusão que se faz , incluive vc .. é confundir " crime contra o Estado", que em si, é um "Ato praticado" com "corrupção", que aqui, parece que vem do "berço" e "lar".
    Vc fala como se o "Poder", num regime democrático "não estivesse na sua mão" !!!!
    Vc ... "votou" ! Estava consciente quando o fêz ? Sabia que através do voto, vc transfere autorizando agirem "por vc" !!!!! E, quando sabe, toma as providências que consta na "Constituição da Republica"? mOVE JUNTAMENTE COM OUTROS BRASILEIROS "UMA AÇÃO PÚBLICA" FACE O APROPRIANTE ? Sabe como se "CAÇA O DIPLOMA DE UM DEPUTADO OU SENADOR ?
    Precisa é estudar a Constituição, para ficar ao par, que todos os DIREITOS DE CIDADÃOS NELE ENCONTRA RESPALDO.
    Gente, eu já estou "cheio" de reclamações, procuro de "velas acesas" ... brasileiros, homens do povo, que tomem as providências legais" .
    E, quanto a "fome", não se esqueça que somos mais de 180 milhões de pessoas a se alimentarem a si mesma . Dentre elas, existe o máximo de diferencial que vc possa pensar !
    Basta o fato de que 2 milhões e pouco de mininas de 12 a 16 ficaram "grávidas" ... e não sabem que é o "pai" ou foi de "relação exporádica" . Isso, amigo além de ser falta de cultura, está e a educação não estiveram dentro desse "lar" !
    Claro que não existe "inversão de Poder" ... houve sim ... produto de um "voto imaturo e irresponsável" ! Aliás ..era o que o Ulisses Guimarães andava afim de "aumentar", pois "o Congresso" em suas ambas as Casas Legislativas .."autorizaram o "menor" c/ 16 anos a VOTAR
    a ELITE ESTÁ SACRIFICADA ...E "TRABALHADORES TODOS NÓS SOMOS !!!!!
    QUE ACHA DE DISCUTIRMOS A "EDUCAÇÃO EM TODA A SUA EXTENSÃO ATÉ A "ÉTICA" !
    tENHO DITO.

    ResponderExcluir